quinta-feira, 8 de abril de 2021

Anos Iniciais do Ensino Fundamental


Informações importantes:
- Antes de iniciar a formação você poderá fazer o login (gratuito) no site da NOVA ESCOLA apenas para visualizar os vídeos explicativos ou;
- Não realizar o login (cadastro/ site na NOVA ESCOLA), os vídeos estão disponibilizados aqui no BLOG.
- Se você preferir maior qualidade nos vídeos explicativos, acesse o login no site disponibilizado.


Vamos começar:



Como avaliar os alunos a distância? 


Etapa 1

Saber o que os alunos já sabem e acompanhar seus avanços e conquistas também é um desafio para se enfrentar em atividades feitas a distância, não é mesmo? Vamos refletir então sobre isso e ver formas de incorporar isso na rotina!

Os vídeos que indicamos a seguir são trechos de uma transmissão ao vivo realizada dia 14 de maio de 2020 simultaneamente pelo site de Nova Escola, pelo canal no Youtube e pela página no Facebook. Sistematizamos as informações trazidas por Renata Capovilla, Sheylli Caleffi e Bárbara Castro, e apresentamos o curso que você vê aqui. Renata é Pedagoga, Psicopedagoga e Neuropsicóloga, atuou como professora e na gestão pedagógica, e foi autora e revisora de planos de aula de Matemática no Time de Autores Nova Escola. Sheylli é Bacharel em Artes Cênicas e Direção Teatral e trabalha como Treinadora de Comunicação. Bárbara é coordenadora pedagógica dos cursos oferecidos por Nova Escola.

Tivemos ainda a participação de Rodrigo Padilha, Bacharel e licenciado em Ciências Biológicas e mestrando em “Formação de formadores” pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP. Formador de professores no ensino básico, atuando em escolas dentro e fora de São Paulo. Supervisor da área de Ciências da Natureza em colégio bilíngue, atuando também como professor nos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, e organizador de matriz de avaliação baseada na BNCC.


Etapa 2: O que é o Padlet?

O Padlet é um mural em branco, colaborativo, que pode ser usado pelo professor, pelos estudantes e pela escola. Quer saber como, com quais objetivos e quais tipos existem? Entre em www.padlet.com e siga as explicações de Renata Capovilla e Sheylli Caleffi!

(Opcional) Clique aqui e assista com atenção o vídeo explicativo.

Vídeo


Etapa 3: Como traduzir para o português!

Pra começar, veja também uma dica para traduzir para o português o texto de sites que estiverem em língua estrangeira: se você está usando o navegador Chrome, clique com o botão direito sobre a tela e em “traduzir para o português”.





Etapa 4: Primeiros passos no padlet

Agora sim, vamos ao padlet! 



(Opcional) Agora clique aqui e faça seu login gratuitamente no site.


... continuando: 

1 - Experiência em um mural (assista com atenção esse vídeo, ao final vc irá realizar uma atividade)






2 - Como compartilhar com outras pessoas e exportar o arquivo


3- Momento da dúvida!





Etapa 5: Outros tipos de uso do Padlet 

Veja um exemplo de mural colaborativo em que diversas pessoas inseriram dados sobre o Covid-19, como colocar comentários e como criar um debate na opção Stream. Se quiser criar um quiz e incorporar ao Padlet, uma opção é usar o site Kahoot.  Clique e assista.  (vídeo disponível apenas no site na NOVA ESCOLA)

Etapa 6: Como fazer a avaliação na prática?

Agora, vamos aprender como avaliar os alunos a distância com o Rodrigo Padilha, supervisor da área de Ciências da Natureza em colégio bilíngue, professor nos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, e organizador de matriz de avaliação baseada na BNCC. Ele é também é um dos autores do curso “Gestão de sala de aula para o Ensino Fundamental 2” oferecido em Nova Escola. 

O Rodrigo responde a diversas perguntas, entre elas:

- O que muda na avaliação das atividades dos estudantes neste momento em que as aulas estão sendo realizadas a distância?

- As atividades também precisam ser planejadas de outra forma para ficarem adequadas a este novo contexto. O que você diria sobre a importância dessa diversificação, tanto das atividades quanto da avaliação?

- Como as habilidades da Base Nacional Comum Curricular, a BNCC, devem estar contempladas nos critérios avaliativos?

- O que são e como construir rubricas baseadas na BNCC?

- Quais instrumentos avaliativos online e gratuitos você tem usado e podem ser úteis para este momento de suspensão das aulas presenciais?

Assista aqui ao vídeo explicativo. (vídeo disponível apenas no site na NOVA ESCOLA- duração de 01:10:40)


Etapa 7: Atividade

Objetivo: Reconhecer suas principais aprendizagens e, se necessário, retomar alguns dos conteúdos trabalhados nesta formação.

1- Atividade a ser desenvolvida com sua turma escolar:  Elabore uma  atividade utilizando a ferramenta Padlet com sua turma escolar, de acordo com as orientações na  ETAPA  4 - Experiência em um mural.

OBS: Não se esqueça de postar no facebook e marcar a GEDU no dia 27/04/2021 (terça-feira).
Teremos o imenso prazer e carinho em compartilhar esses momentos com você e sua turma.

Agora você irá responder um questionário, clique no link abaixo:

Clique aqui e responda as questões sobre a formação.


















2 comentários:

  1. Muito enriquecedora essa formação oferecida pela GEDU aos profissionais da educação. Pude fazer uma reflexão de como avaliar meu aluno a distância. Sobre a necessidade de se planejar as atividades de forma que estas fiquem adequadas ao contexto em que vivemos hoje. Sobre a importância de diversificar tanto nas atividades como na forma de avaliar, fazendo uso das ferramentas disponíveis. Não conhecia essa ferramenta apresentada nesta formação. O Padlet vem para somar nesse processo como uma oportunidade para que possamos criar experiências de aprendizagem de forma a facilitar as interações entre professor/aluno.

    ResponderExcluir
  2. Verdade Vanessa Vieira concordo planamente contigo, o Padlet vem para somar nesse processo como uma oportunidade para que possamos criar experiências de aprendizagem de forma a facilitar as interações entre professor/aluno.

    ResponderExcluir