Por Professora Denise Ferreira
As crianças estão precisando estudar para a prova? Estudar a tabuada? Estão aprendendo a reconhecer as letras e ler palavras e frases? Estão com dúvidas em Português, confundindo algumas consoantes como F e V, M e N?
Então brinque com elas de Ditado Estourado, que vai ser o maior sucesso em casa ou na escola!


Brincando e aprendendo

Aprender brincando é sempre melhor, porque assim o que se estuda torna se significativo para a criança.
O Ditado Estourado é uma maneira diferente de se trabalhar o tradicional ditado; um criativo e estimulante jeito de atingir os objetivos dessa estratégia: reforçar aquilo que já foi ensinado ou um diagnóstico para descobrir o que os pequenos sabem, através da brincadeira!
Essa atividade pode ajudar no desenvolvimento e estimular várias habilidades como a concentração, escrita e leitura de palavras e números, cálculo e agilidade mental, verificar o vocabulário e ortografia tanto em português como em outras línguas e ainda pode servir de ferramenta para a construção de textos.
O importante é que ele  seja relacionado a algum tema que esteja sendo estudado pela criança. 😉

Como brincar de Ditado Estourado

Há várias maneiras de organizar essa atividade. Para conseguir desvendar esse desafio, é necessário que seja o balão estourado e é aí que começa a diversão!
O Ditado Estourado pode ser organizado de várias maneiras: chamando uma criança por vez, em duplas ou até em pequenos grupos que serão desafiados a ler/resolver desafios ou perguntas que estarão dentro do balão.
  • Uma criança estoura um balão, lê e/ou dita a letra/sílaba/palavra/conteúdo estudado para as outras
  • Uma criança estoura um balão, e desafia um colega para ler o que tem no papel
  • Ao estourar o balão, a criança precisa soletrar as letrinhas dos nomes dos amigos.



Há uma infinidade de alternativas para fazer essa atividade. Para treinar tabuada, por exemplo, podemos colocar uma conta ali e elas dão a resposta… ou o contrário.
Solte sua criatividade e boa diversão e aprendizagem!

O que colocar nos balões

As possibilidades são infinitas para fazer o Ditado Estourado. Pode ser usado para trabalhar conteúdos escolares e até como dinâmicas de integração. Veja algumas sugestões:
  • Letras, sílaba, palavra ou frase, tanto em português, como em inglês, espanhol… (leitura e escrita)
  • Letras do alfabeto ou palavra que inicie com determinada letra (reconhecimento de letras)
  • Perguntas e respostas de um texto trabalhado (fixação de conteúdos fundamentais)
  • Formas geométricas coloridas para dizer sua cor forma em português, inglês… (leitura e escrita matemática)
  • Palavra para formar uma frase, tanto em português, como em inglês, espanhol… (produção de texto)
  • Fatos da tabuada: dar a conta 6×7 por exemplo para responder ao estourar (Matemática)
  • Contas de adição, subtração, multiplicação e divisão para responder ao estourar (cálculo mental)
  • Cartões com cores, animais… (leitura e escrita)
  • Trabalho com grupos de palavras: nomes de brinquedos, de animais ou outros (classificação)
  • Palavras que rimam com as que estão no balão (produção de texto poético)
  • Classificar palavras: nomes próprios ou comum, substantivo, adjetivo… (gramática)
  • Uso da acentuação em palavras ou pontuação em frases (gramática)
  • Palavras relacionadas à ortografia com NH ou LH, SS, RR, M/N… (ortografia)
  • Passagens de um texto bíblico (fixação de conteúdos).


Quem pode brincar

O Ditado Estourado não tem uma idade específica para ser usado, porém, algumas crianças ou até adultos tem receio de estourar balões.
Nesse caso é recomendado que se explique como vai acontecer a atividade e se verificar se tem alguém que não goste do barulho ou de estourar balões. Isso pode acontecer e geralmente quando se entende a brincadeira acabam perdendo o medo e brincando junto. O sucesso da atividade depende de como a organizamos!

Avaliando a atividade

Avaliar essa atividade é uma maneira de detectar as facilidades e as dificuldades de aprendizagem da criança.
É interessante que após o Ditado Estourado, as crianças façam a reescrita das palavras, frases ou cálculos que tiveram dificuldades. Para isso, podemos usar a correção coletiva ou escrever na folha da própria criança para ela observar e reescrever a palavra ou frase da forma convencional. É importante que ela tenha o modelo correto, estando presente no momento da correção.