Planos de Aula para
Trabalhar o Dia do Circo na Escola - Educação Física
EI PROFESSORES!!! DIA DO CIRCO ESTÁ CHEGANDO DIA 27/03. SE VOCÊ QUER ROMPER COM AS PRÁTICAS TRADICIONAIS E INTRODUZIR AS PRÁTICAS CIRCENSES EM SUA AULA AI VAI ALGUNS PLANOS DE AULA:
Turmas: 4º e 5º Anos
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Objetivos:
ü Ampliar o
repertório de práticas da cultura corporal além dos esportes tradicionais;
ü Propor desafios aos
alunos que estão acostumados apenas com os jogos de quadra.
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v A proposta está em sintonia com as orientações mais
recentes para o ensino da disciplina. A perspectiva atual valoriza as práticas
corporais ditas não convencionais. “Atividades simples e que não demandam
conhecimentos técnicos”.
v Sabendo que o ambiente escolar possui algumas
limitações quanto ao seu espaço e ao material existente, separamos as
atividades em três eixos: Manipulações, Acrobacias e equilíbrio, adaptações com
intuito de criar e explorar novas formas de realizar os movimentos tradicionais
de modo a torna-los acessíveis aos alunos.
Modalidades acessíveis
Conheça práticas que podem ser facilmente executadas na escola
Manipulações
Exercício Malabares.
O que usar Balões de ar, bolas de meia ou feitas com jornal e fita crepe, lenços (ou pedaços de tecido) e arcos (bambolês).
Desenvolve Agilidade e coordenação motora.
Acrobacias
Exercícios Corda, estrela, cambalhota, rolamento e parada de mão.
O que usar Corda e colchonetes para amortecer o impacto das quedas e dar segurança.
Desenvolve Força e resistência musculares.
Equilíbrio
Exercícios Tambor e perna de pau.
O que usar Latões e latas de leite em pó com um furo de cada lado, por onde passa uma corda de náilon.
Desenvolve Equilíbrio e coordenação motora.
Conheça práticas que podem ser facilmente executadas na escola
Manipulações
Exercício Malabares.
O que usar Balões de ar, bolas de meia ou feitas com jornal e fita crepe, lenços (ou pedaços de tecido) e arcos (bambolês).
Desenvolve Agilidade e coordenação motora.
Acrobacias
Exercícios Corda, estrela, cambalhota, rolamento e parada de mão.
O que usar Corda e colchonetes para amortecer o impacto das quedas e dar segurança.
Desenvolve Força e resistência musculares.
Equilíbrio
Exercícios Tambor e perna de pau.
O que usar Latões e latas de leite em pó com um furo de cada lado, por onde passa uma corda de náilon.
Desenvolve Equilíbrio e coordenação motora.
Planos
de Aula
Tema: Corda Bamba (adaptada)
Desenvolvimento:
Atividade voltada para desenvolver atenção e equilíbrio dos alunos.um por vez
os alunos irão andar sobre uma corda esticada no chão para que tenha a sensação
de como é andar sobre a fita em uma altura aproximada de 40 cm do solo com os colchões,
sempre visando à segurança dos alunos. Em seguida irão andar por sobre os
bancos suecos (bancos ou cadeiras) com a base maior e depois a base menor e por
fim os alunos irão andar sobre a fita com o auxílio do professor para que ganhe
confiança e tente andar sem o auxílio.
Tema: Malabares
Desenvolvimento:
Parte principal: primeiro momento o professor do exercício fará uma iniciação
com um implemento para conhecimento e assimilação do mesmo, fazendo com que
todos lance-os ao ar e peguem com a mão oposta ao lançamento, repetindo-o até
melhor adequação dos alunos, segundo momento o professor aumentará a quantidade
de implementos para dois e ao qual cada um deverá sempre ser lançado para a mão
oposta, sendo o da mão direita por cima e o da esquerda por baixo, repetindo-o
até melhor aprimoramento dos alunos, um terceiro momento poderá ser realizado
se houver necessidade, sendo esse, o professor aumentará a quantidade de
implementos de dois para três e neste
momento ficarão dois implementos na mão direita e lançando um implemento de
cada vez da mesma só que agora um pouco mais alto para dar tempo de acontecer o
segundo lançamento da mão direita o lançamento da mão esquerda por baixo,
repetindo esta movimentação afim de deixar sempre um implemento ao ar enquanto
são manipulados os outros nas mãos.
Tema: Rolamento em Dupla
Desenvolvimento:
Nesta atividade, os alunos formarão uma coluna em frente aos colchonetes. O
professor explicará aos alunos como deverão executar o exercício, e ao término
da explicação, o professor executará o movimento para que os alunos possam ter
uma noção melhor de como executa-lo. Primeiramente, o exercício será rolamento
para frente, um movimento simples, onde um de cada vez, terá que rolar para
frente até o final dos colchões. Feito isso, o professor pedirá que os alunos formem
duplas com o porte físico parecido. O professor explicará aos alunos como e qual
a melhor forma de executar tal exercício, e em seguida, executará para que os alunos
possam visualizar como executá-lo. O exercício será rolamento em dupla, um movimento
mais difícil, que é executado por duas pessoas juntas, onde, um irá deitar e o
outro ficará de pé, os dois terão que segurar um na perna do outro acima do calcanhar.
Feito isso, o aluno que está de pé, deixará que o corpo perca o equilíbrio para
frente como se fosse um rolamento individual, quando o aluno que estava de pé, já
estiver com as costas no chão, o aluno que estava deitado agora estará de pé, e
terá que fazer o mesmo, e assim, sucessivamente até o final dos colchões. Todos
os alunos deverão executá-los.
Volta à calma
1.
Dividir a classe em dois grupos em número iguais, sentados frente a frente, em fileira,
de pernas cruzadas, cabeças abaixadas, olhos fechados e mãos dadas.
2.
O coordenador ficará de um dos lados, segurando as mãos dos primeiros participantes
de cada grupo.
3.
O jogo se inicia quando o coordenador dá o sinal e o primeiro de cada fila
aperta levemente e simultaneamente as suas mãos.
4.
Estes deverão passar os estímulos à frente, até que cheguem ao último do seu grupo.
5.
Quando isto acontecer, este último deverá levantar sua mão assinalando que o "choquinho"
chegou até ele. O grupo que passar o "choquinho" primeiro será o vencedor.
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