O
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade certa/PNAIC resulta de um
compromisso formal assumido desde 2013 pelo governo federal, do Distrito
Federal, dos estados e dos municípios em assegurar que todas as crianças
estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino
fundamental e tem como uma de suas principais ações, a formação de
professores/as alfabetizadores/as. No ano de 2016 seu desenvolvimento deu-se
por meio da realização de formações, sob a coordenação da Universidade federal
de mato grosso do Sul, envolvendo a Secretaria de Estado de Educação e setenta
e seis Secretarias Municipais de Educação articuladas para realização do
processo formativo dos/as professores/as alfabetizadores/as atuantes nos
primeiros anos do Ensino Fundamental.
Tais
formações foram organizadas no ano de 2016 em cinco etapas, compreendendo os
seguintes momentos:
1º . Formação de Orientadores de Estudo e
Coordenação Regional, Estadual, UNDIME e Municipal (16h) – o tema discutido
nesta formação foi avaliação dos processos de aprendizagem.
2º. Formação de orientadores/as de Estudo e
Coordenação Regional, Estadual, UNDIME e Municipal (16h) – o enfoque foi sobre
oralidade, a leitura, a produção escrita, gestão escolar e a organização do
espaço escolar.
3º. Formação de Orientadores/as de Estudo e
Coordenação regional, Estadual, UNDIME e Municipal (24h) – Atividades
realizadas junto ao/a professor/a alfabetizador/a a partir dos estudos teóricos
realizados;
4º. Atividades em Serviço (20h) – Atividades
realizadas junto ao/a professor/a alfabetizador/a a partir de estudos teóricos
realizados;
5º. Seminário Final da
Formação de Orientadores/as de Estudo e Coordenação Regional, Estadual, UNDIME
e municipal (24h) – –“Práticas, Registros e Memórias entre meninos/as, águas e peneiras: PNAIC e a
alfabetização em Mato Grosso do Sul”.
As
propostas formativas buscaram evidenciar e analisar as diferentes
experiências/vivências profissionais e pessoais e os diversos interesses que
configuram os momentos de formação. Nessa perspectiva, Imbernóm (2010) ressalta
que é importante considerar, em uma ação de formação, o contexto no qual se dão
as práticas educativas e formativas, e, a partir daí, planejar uma ação,
destacando os seguintes objetivos:
· Favorecer
a aprendizagem coletiva, de troca de experiências, evidenciando a pertinência
de estratégias formativas que favoreçam a interação entre pares;
· Refletir
criticamente a respeito da prática durante o andamento da formação;
· Compartilhar
práticas interessantes, boas e aquelas que merecem ser divulgadas como
reflexão;
· Executar
metodologias formativas que assegurem o diálogo de formação;
· Valorizar
diferentes experiências e vivências.
· Escolher
materiais de leitura que solidifiquem a compreensão dos fenômenos estudados.
De
outubro 2016 até junho de 2017, a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul,
em parceria com as Secretarias de Educação (Estadual e Municipal), sob a
organização do Comitê Estadual/MS, realizou as formações e garantiu que tais objetivos fossem alcançados
na busca de uma educação de qualidade para as crianças do primeiro ciclo do
Ensino Fundamental, oportunizando aos/as professores/as momentos de estudo,
diálogo, reflexão e organização de uma prática pedagógica que possa privilegiar
a apropriação do conhecimento de alfabetizar letrando, ou seja, ensinar e
aprender a escrever e a ler a partir das práticas sociais da linguagem escrita
e da leitura.
Assim,
a proposta do Seminário Final do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade
Certa, apresentou e socializou nos dias 01 e 02 de junho as ações realizadas
nos 76 municípios do Estado de Mato Grosso do Sul em conjunto com a rede
estadual de educação no ano de 2016, de Orientadores/as de Estudo e Coordenação
Regional, Estadual, UNDIME e Local, na perspectiva de diálogo e reflexão da
formação continuada em serviço de professores/as alfabetizadores/as.
Nenhuma criança chega à escola
ignorando totalmente a língua escrita. Elas não aprendem porque vêem e escutam
ou por ter lápis e papel à disposição, e sim porque trabalham cognitivamente
com o que o meio lhes oferece.
Emília
Ferreiro
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