sexta-feira, 2 de junho de 2017

A Gerência Municipal de Educação participa do Seminário Final do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa / PNAIC / MEC / UFMS / 2017 –“Práticas, Registros e Memórias entre meninos/as, águas e peneiras: PNAIC e a alfabetização em Mato Grosso do Sul.




O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade certa/PNAIC resulta de um compromisso formal assumido desde 2013 pelo governo federal, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios em assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental e tem como uma de suas principais ações, a formação de professores/as alfabetizadores/as. No ano de 2016 seu desenvolvimento deu-se por meio da realização de formações, sob a coordenação da Universidade federal de mato grosso do Sul, envolvendo a Secretaria de Estado de Educação e setenta e seis Secretarias Municipais de Educação articuladas para realização do processo formativo dos/as professores/as alfabetizadores/as atuantes nos primeiros anos do Ensino Fundamental.
Tais formações foram organizadas no ano de 2016 em cinco etapas, compreendendo os seguintes momentos:
1º .  Formação de Orientadores de Estudo e Coordenação Regional, Estadual, UNDIME e Municipal (16h) – o tema discutido nesta formação foi avaliação dos processos de aprendizagem.
2º.   Formação de orientadores/as de Estudo e Coordenação Regional, Estadual, UNDIME e Municipal (16h) – o enfoque foi sobre oralidade, a leitura, a produção escrita, gestão escolar e a organização do espaço escolar.
3º.  Formação de Orientadores/as de Estudo e Coordenação regional, Estadual, UNDIME e Municipal (24h) – Atividades realizadas junto ao/a professor/a alfabetizador/a a partir dos estudos teóricos realizados;
4º.  Atividades em Serviço (20h) – Atividades realizadas junto ao/a professor/a alfabetizador/a a partir de estudos teóricos realizados;
5º. Seminário Final da Formação de Orientadores/as de Estudo e Coordenação Regional, Estadual, UNDIME e municipal (24h) – –“Práticas, Registros e Memórias  entre meninos/as, águas e peneiras: PNAIC e a alfabetização em Mato Grosso do Sul”.

As propostas formativas buscaram evidenciar e analisar as diferentes experiências/vivências profissionais e pessoais e os diversos interesses que configuram os momentos de formação. Nessa perspectiva, Imbernóm (2010) ressalta que é importante considerar, em uma ação de formação, o contexto no qual se dão as práticas educativas e formativas, e, a partir daí, planejar uma ação, destacando os seguintes objetivos:
·     Favorecer a aprendizagem coletiva, de troca de experiências, evidenciando a pertinência de estratégias formativas que favoreçam a interação entre pares;
·  Refletir criticamente a respeito da prática durante o andamento da formação;
·   Compartilhar práticas interessantes, boas e aquelas que merecem ser divulgadas como reflexão;
·     Executar metodologias formativas que assegurem o diálogo de formação;
·     Valorizar diferentes experiências e vivências.
· Escolher materiais de leitura que solidifiquem a compreensão dos fenômenos estudados.

De outubro 2016 até junho de 2017, a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, em parceria com as Secretarias de Educação (Estadual e Municipal), sob a organização do Comitê Estadual/MS, realizou as formações  e garantiu que tais objetivos fossem alcançados na busca de uma educação de qualidade para as crianças do primeiro ciclo do Ensino Fundamental, oportunizando aos/as professores/as momentos de estudo, diálogo, reflexão e organização de uma prática pedagógica que possa privilegiar a apropriação do conhecimento de alfabetizar letrando, ou seja, ensinar e aprender a escrever e a ler a partir das práticas sociais da linguagem escrita e da leitura.

Assim, a proposta do Seminário Final do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, apresentou e socializou nos dias 01 e 02 de junho as ações realizadas nos 76 municípios do Estado de Mato Grosso do Sul em conjunto com a rede estadual de educação no ano de 2016, de Orientadores/as de Estudo e Coordenação Regional, Estadual, UNDIME e Local, na perspectiva de diálogo e reflexão da formação continuada em serviço de professores/as alfabetizadores/as.



















Nenhuma criança chega à escola ignorando totalmente a língua escrita. Elas não aprendem porque vêem e escutam ou por ter lápis e papel à disposição, e sim porque trabalham cognitivamente com o que o meio lhes oferece.
Emília Ferreiro


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