A Gerente Municipal de Educação Denise Paco, reuniu nesta manhã na GEDU, os Diretores da Rede Municipal de Ensino de Itaporã, para organização dos estudos e mobilizações quanto a Base Nacional Comum Curricular
Denise Paco (Gerente Municipal de Educação), Técnica Cris Teresinha e Diretores da
REME: Ademir Boni, Vera Janne, Vanderley Cescon, Rozilene Bernardino e Edna Guimarães.
A Base
Nacional Comum Curricular (BNCC) foi homologada no dia 20 de dezembro de 2017. A Base define o que todos os
alunos têm o direito de aprender e será referência para a (re)elaboração dos currículos em todas as redes e escolas do país.
Para iniciar a mobilização em torno deste documento histórico, o Ministério da Educação (MEC), o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e a União Nacional de
Dirigentes Municipais de Educação (Undime) propõem que a
discussão sobre a BNCC aconteça em todas as redes e escolas públicas e privadas do país. No dia 6 de março, com apresentações, debates e
compartilhamentos sobre a BNCC junto às equipes técnicas, equipes gestoras e professores.
O QUE É A BNCC
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
é o documento que define os conhecimentos essenciais que todos os alunos da
Educação Básica têm o direito de aprender.
Prevista
em lei, ela deve ser obrigatoriamente observada na elaboração e implementação
de currículos das redes públicas e privadas, urbanas rurais.
IMPORTÂNCIA
DA BNCC
Ao determinar com clareza o que os alunos têm o
direito de aprender, a BNCC poderá ajudar a melhorar a qualidade do
ensino em todo o Brasil. Como referência comum para todos os sistemas de
ensino, a BNCC contribui para promover a equidade educacional.
A BNCC e os Currículos
A BNCC serve como referência para
a construção e adaptação dos currículos de todas as redes de ensino do país. As
redes e escolas seguem com autonomia para elaborar, por meio do currículo,
metodologias de ensino, abordagens pedagógicas e avaliações, incluindo
elementos da diversidade local e apontando como os temas e disciplinas se
relacionam. BNCC e currículos
têm, portanto, papeis complementares: a Base dá o rumo da educação, mostrando
aonde se quer chegar, enquanto os currículos traçam os caminhos.
Processo de construção
A BNCC é uma política de Estado –
e não de um governo – construída de maneira democrática e colaborativa, por
meio de um processo iniciado em 2015. Seu processo de elaboração foi conduzido
pelo MEC, Consed, Undime e CNE, com a participação da sociedade civil, de
professores e de gestores. Durante o processo de elaboração do documento, houve
três etapas de revisão, a partir de sugestões de aprimoramento feitas por
especialistas, por educadores e pela sociedade. A versão final da BNCC foi homologada em dezembro
de 2017 pelo Ministro da Educação.
Algumas das principais mudanças que a
BNCC traz
• Desenvolvimento integral: as 10
competências gerais norteadoras contemplam aspectos cognitivos, sociais e
pessoais a serem desenvolvidos pelos alunos, como pensamento científico,
crítico e criativo, capacidade de argumentação, autonomia e resiliência.
• Aprendizagem ativa: cada
conhecimento está ligado a uma habilidade que permite ao aluno aplicá-lo a um
fim. Há habilidades envolvendo processos cognitivos mais sofisticados como
investigar, analisar e criar, em contraposição a outros mais passivos, como lembrar
e identificar. Isso favorece o protagonismo do aluno dentro e fora de sala de
aula.
• Campo de Experiências: constituem
um arranjo curricular que acolhe as situações e as experiências concretas da
vida cotidiana das crianças e seus saberes, entrelaçando-os aos conhecimentos
que fazem parte do patrimônio cultural.
• Progressão na aprendizagem: a progressão
das aprendizagens organizada ano a ano deixa mais claro o que se espera que o
aluno aprenda e favorece o desenvolvimento de habilidades mais complexas,
especialmente nos anos finais do Ensino Fundamenta
O que a BNCC contém
• Dez competências gerais que os alunos
devem desenvolver durante todas as etapas da Educação Básica e que norteiam as
aprendizagens em todas as áreas do conhecimento;
• Direitos de aprendizagem e desenvolvimento
na Educação Infantil (conviver, brincar, participar, explorar, expressar e
conhecer-se)
• Cinco campos de experiência na Educação
Infantil, nos quais as interações e brincadeiras constituem os eixos
estruturantes da prática pedagógica (O eu, outro e o nós; Corpo, gestos e
movimentos; Traços, sons, cores e formas; Escuta, fala, pensamento e
imaginação; Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações).
• Competências específicas de cada área do
conhecimento e componente curriculares do Ensino Fundamental, as quais estão
relacionadas às competências gerais
• Conhecimentos e
habilidades que todos os alunos devem desenvolver no Ensino Fundamental
organizados ano a ano e por componentes. Essas habilidades também se relacionam
com as competências gerais.
Nos últimos dias, o Ministério da Educação (MEC), a Undime e o Consed têm trabalhado intensamente no sentido de planejar ações de mobilização no que se refere à implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Neste sentido, a proposta é realizar no dia 6 de março de 2018 um dia D de mobilização para se discutir o assunto.
Para apoiar as Secretarias de Educação e as escolas na realização do Dia D, o MEC elaborou em parceria com a Undime e o Consed, os materiais abaixo:
Roteiro guiado → clique aqui para baixar o ROTEIRO
Apresentação - PDF → clique aqui para baixar a APRESENTAÇÃO
Panfleto → clique aqui para baixar o PANFLETO
Documento da BNCC → http://www.basenacionalcomum.mec.gov.br/a-base
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