Como avaliar os alunos a distância?
Etapa 1
Saber o que os alunos já sabem e acompanhar seus avanços e conquistas também é um desafio para se enfrentar em atividades feitas a distância, não é mesmo? Vamos refletir então sobre isso e ver formas de incorporar isso na rotina!
Os vídeos que indicamos a seguir são trechos de uma transmissão ao vivo realizada dia 14 de maio de 2020 simultaneamente pelo site de Nova Escola, pelo canal no Youtube e pela página no Facebook. Sistematizamos as informações trazidas por Renata Capovilla, Sheylli Caleffi e Bárbara Castro, e apresentamos o curso que você vê aqui. Renata é Pedagoga, Psicopedagoga e Neuropsicóloga, atuou como professora e na gestão pedagógica, e foi autora e revisora de planos de aula de Matemática no Time de Autores Nova Escola. Sheylli é Bacharel em Artes Cênicas e Direção Teatral e trabalha como Treinadora de Comunicação. Bárbara é coordenadora pedagógica dos cursos oferecidos por Nova Escola.
Tivemos ainda a participação de Rodrigo Padilha, Bacharel e licenciado em Ciências Biológicas e mestrando em “Formação de formadores” pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP. Formador de professores no ensino básico, atuando em escolas dentro e fora de São Paulo. Supervisor da área de Ciências da Natureza em colégio bilíngue, atuando também como professor nos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, e organizador de matriz de avaliação baseada na BNCC.
Etapa 2: O que é o Padlet?
O Padlet é um mural em branco, colaborativo, que pode ser usado pelo professor, pelos estudantes e pela escola. Quer saber como, com quais objetivos e quais tipos existem? Entre em www.padlet.com e siga as explicações de Renata Capovilla e Sheylli Caleffi!
(Opcional) Clique aqui e assista com atenção o vídeo explicativo.
Vídeo
Etapa 3: Como traduzir para o português!
Pra começar, veja também uma dica para traduzir para o português o texto de sites que estiverem em língua estrangeira: se você está usando o navegador Chrome, clique com o botão direito sobre a tela e em “traduzir para o português”.
Etapa 4: Primeiros passos no padlet
Agora sim, vamos ao padlet!
(Opcional) Agora clique aqui e faça seu login gratuitamente no site.
... continuando:
1 - Experiência em um mural (assista com atenção esse vídeo, ao final vc irá realizar uma atividade)
3- Momento da dúvida!
Etapa 5: Outros tipos de uso do Padlet
Etapa 6: Como fazer a avaliação na prática?
Agora, vamos aprender como avaliar os alunos a distância com o Rodrigo Padilha, supervisor da área de Ciências da Natureza em colégio bilíngue, professor nos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, e organizador de matriz de avaliação baseada na BNCC. Ele é também é um dos autores do curso “Gestão de sala de aula para o Ensino Fundamental 2” oferecido em Nova Escola.
O Rodrigo responde a diversas perguntas, entre elas:
- O que muda na avaliação das atividades dos estudantes neste momento em que as aulas estão sendo realizadas a distância?
- As atividades também precisam ser planejadas de outra forma para ficarem adequadas a este novo contexto. O que você diria sobre a importância dessa diversificação, tanto das atividades quanto da avaliação?
- Como as habilidades da Base Nacional Comum Curricular, a BNCC, devem estar contempladas nos critérios avaliativos?
- O que são e como construir rubricas baseadas na BNCC?
- Quais instrumentos avaliativos online e gratuitos você tem usado e podem ser úteis para este momento de suspensão das aulas presenciais?
Assista aqui ao vídeo explicativo. (vídeo disponível apenas no site na NOVA ESCOLA- duração de 01:10:40)
Etapa 7: Atividade
Objetivo: Reconhecer suas principais aprendizagens e, se necessário, retomar alguns dos conteúdos trabalhados nesta formação.
1- Atividade a ser desenvolvida com sua turma escolar: Elabore uma atividade utilizando a ferramenta Padlet com sua turma escolar, de acordo com as orientações na ETAPA 4 - Experiência em um mural.
Agora você irá responder um questionário, clique no link abaixo:
Clique aqui e responda as questões sobre a formação.
Muito enriquecedora essa formação oferecida pela GEDU aos profissionais da educação. Pude fazer uma reflexão de como avaliar meu aluno a distância. Sobre a necessidade de se planejar as atividades de forma que estas fiquem adequadas ao contexto em que vivemos hoje. Sobre a importância de diversificar tanto nas atividades como na forma de avaliar, fazendo uso das ferramentas disponíveis. Não conhecia essa ferramenta apresentada nesta formação. O Padlet vem para somar nesse processo como uma oportunidade para que possamos criar experiências de aprendizagem de forma a facilitar as interações entre professor/aluno.
ResponderExcluirVerdade Vanessa Vieira concordo planamente contigo, o Padlet vem para somar nesse processo como uma oportunidade para que possamos criar experiências de aprendizagem de forma a facilitar as interações entre professor/aluno.
ResponderExcluir