Deficiência visual: o mundo pelo
toque
A turma se apresenta
Para fazer com que a turma acolha e se entrose bem com o novo colega, combine
com as crianças que, uma por dia, o acompanhará ao pátio, ao banheiro, até a
condução e etc. Em geral, elas se entusiasmam com essas incumbências.
Vencendo os medos
É comum a criança com deficiência visual sentir desconforto e até medo de mexer
com alguns materiais, como cola. Mostre que você mesmo costuma tocar no
material em questão, estimulando-a a fazer o mesmo para mostrar que não há mal
nenhum em manipular e se sujar.
Brincadeira em dupla
Nas aulas de educação física, privilegie atividades feitas aos pares, o pique
pedra em que as duplas têm que correr sem serem pegas e virarem estátuas. Assim
o colega ajuda na orientação do aluno cego.
Caixa mágica
Para criar um vínculo de confiança com o aluno, o professor prepara uma caixa
cheia de objetos do cotidiano como retalhos de pano, pedaços de plástico,
perfume, pó de café, palha de aço e formas geométricas. O aluno com deficiência
visual será convidado a, periodicamente (pode ser todo dia), pegar uma das
coisas e descrevê-la diante da classe.
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