SUGESTÕES DE FILMES NA ÁREA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL
https://atividadeparaeducacaoespecial.com/inclusao-sugestoes-de-filmes-na-area-da-educacao-especial/
DEFICIÊNCIA FÍSICA
1. Ferrugem e Osso
2. Espíritos Indômitos
3. Ferrugem e Osso
4. Amargo Regresso
5. Carne trêmula
6. Feliz ano velho
7. Nascido em 4 de Julho
8. O óleo de Lorenzo
9. O Homem Elefante
10. The Other Side of the Mountain – Uma janela para o céu (Parte 1 e 2)
11. Dr. Fantástico
12. Johnny vai à guerra
13. Meu pé esquerdo
14. Inside I’m Dancing
15. The Best Years of Our Lives
16. Mar Adentro
17. Murderball
18. As sessõoes
19. Intocáveis
20. Gabi, uma história verdadeira
DEFICIÊNCIA AUDITIVA
1. A música e o silêncio
2. Filhos do silêncio (Children of a lesser God, 1986)
3. Adorável professor (Mr.Holland’s opus)
4. O piano
5. O país dos surdos
6. The Dancer
7. Black
8. O filme surdo de Beethoven
9. O segredo de Beethoven
10. Los amigos
11. Querido Frankie
12. Tortura silenciosa
13. And Now Tomorrow
14. Cop Land
15. And Your Name Is Jonah
16. Sweet nothing in my ear
17. Personal Effects
DEFICIÊNCIA INTELECTUAL/COGNITIVA
1. City Down
2. Forrest Gump, o contador de histórias
3. Gaby, uma história verdadeira
4. Gilbert Grape – Aprendiz de sonhador
5. Meu filho, meu mundo
6. Benny & Joon: Corações em conflito
7. Dominick and Eugene (Nicky and Gino)
8. O Enigma de Kaspar Hauser
9. O guardião de memórias
10. O oitavo dia
11. Simples como amar
12. Uma lição de amor
13. Shine – Brilhante
14. Mozart and the Whale (Loucos de amor) (en)
15. O óleo de Lorenzo
16. Eu me chamo Elisabeth
17. Inside I’m Dancing (en)
18. Meu nome é Radio
19. O Primeiro da Classe (Front of the class / Síndrome de Tourette)
DEFICIÊNCIA VISUAL
1. O Sino de Anya
2. Além dos meus olhos
3. Perfume de mulher
4. À primeira vista
5. Dançando no escuro
6. Demolidor
7. Castelos de gelo
8. Ray
9. Quando só o coração vê
10. Um clarão nas trevas
11. Jennifer 8 – A próxima vítima
12. La symphonie pastorale
13. Vermelho como o céu
14. Eu Não Quero Voltar Sozinho
DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA
1. Amy
2. O Escafandro e a Borboleta
3. Helen Keller and Her Teacher
4. O milagre de Anne Sullivan (br) / O milagre de Helen Keller (pt)
5. The Unconquered (Helen Keller in Her Story)
6. Cegos, surdos e loucos
7. Sob suspeita
8. Uma lição de amor
9. Experimentando a vida
10. Black
11. Borboletas de Zagorsk
AUTISMO
1. Meu amargo pesadelo
2. Meu filho, meu mundo
3. O garoto que podia voar
4. Rain man
5. Gilbert Grape: aprendiz de sonhador
6. Retratos de família
7. Testemunha do silêncio
8. Prisioneiro do silêncio
9. A sombra do piano
10. A lenda do pianista do mar
11. Código para o inferno
12. Ressurreição
13. Experimentando a vida
14. Uma viagem inesperada
15. Loucos de amor
16. Um certo olhar
17. Um amigo inesperado
18. O nome dela é Sabine
19. Ben X: a fase final
20. Autismo: o musical
21. Sei que vou te amar
22. Mary e Max: uma amizade diferente
23. A menina e o cavalo
24. A mother’s courage: talking back to autism
25. Adam
26. Temple Grandin
27. Meu nome é Khan
28. Ocean Heaven
29. Um time especial
30. Tão forte, tão perto
31. Arthur e o infinito: um olhar sobre o autismo
32. White frog
Atividades inclusivas para as crianças!
· 1. Adaptando o
brincar
Para
crianças com deficiência visual,
revista os brinquedos com texturas ou use objetos que produzam sons. Usar cores
fortes é estimulante para todos e ajuda quem tem baixa visão a perceber
contrastes. Em brinquedos com escritos, faça as palavras também em braile. Nos
casos de crianças com deficiência física, há algumas adaptações simples, como
prender o brinquedo no braço, usar materiais que não deslizam facilmente e
pedir a alguém que movimente a cadeira de rodas durante o brincar.
·
2. Na cesta
Corte o fundo de um galão de água e,
preservando a alça, transforme-o em uma cesta. Pinte-a para deixá-la bem
colorida. A ideia é que uma ou mais crianças arremessem a bola, que deve ser
apanhada por quem segura o objeto (use uma bola com guizo para as crianças com
deficiência visual). Se alguém tiver mobilidade ou movimentos reduzidos, amarre
a cesta à cadeira de rodas ou ao braço.
·
3. Caixa dos sentidos
Faça dois buracos na lateral de uma caixa de papelão de
forma que permita a entrada de mãos. Guarde um ou mais objetos e feche. O
jogador precisa tatear, ouvir e até cheirar para adivinhar o que tem dentro.
Ganha quem descobrir tudo. Importante deixar um tempo de contagem flexível,
pois crianças com deficiência intelectual podem levar mais tempo para brincar.
·
4. Cores e texturas
Em uma caixa, coloque objetos coloridos e
com texturas instigantes, como bola de tênis, brinquedos que produzem sons ao
serem apertados, bolas lisas ou com texturas, esponjas de banho. Os objetos
estimulam os sentidos e podem desencadear histórias e brincadeiras. Ofereça
tapetes ou colchonetes para que as crianças brinquem à vontade no chão
(inclusive as que têm deficiência física).
·
5. Piscina de bolinhas
Segundo o “Guia do brincar inclusivo”, as bolinhas
coloridas e macias estimulam os sentidos e acalmam as crianças. Aquelas com
deficiência física podem precisar da ajuda de um colega ou do educador para se
acomodarem. É importante frisar que, nas brincadeiras em que é preciso tirar a
criança da cadeira de rodas, peça sempre orientação de como fazer isso à
família ou ao profissional de saúde que cuida da criança.
·
6. Fui ao zoológico
Peça para que as crianças formem uma roda.
Uma criança que anda no interior do círculo diz “Fui ao zoológico e vi uma
girafa!” ou “Fui ao zoológico e vi um elefante!”. Em seguida, aponta para uma
das crianças que, junto com os colegas ao lado, precisa “criar” o animal
escolhido (elefante ou girafa). Para formar o elefante, por exemplo, a criança
apontada estica um dos braços para frente, enquanto as duas ao seu lado abrem
os braços curvados em sua direção, imitando as orelhas do animal.
Quem se atrapalhar na hora de criar o
bicho e errar, entra na roda e passa a apontar. Se houver uma criança com
deficiência auditiva, use pelúcias para que ela veja qual animal foi escolhido
pelo colega. Se a criança tiver movimentação reduzida, um colega pode ajudá-la
a mover os braços. No caso de haver uma criança com deficiência visual, quem
aponta deve dizer o nome de quem foi apontado e todo mundo pode descrever
o que está acontecendo.
·
7. Hockey macio
Nesse jogo, os bastões são substituídos
por macarrão utilizado em natação, pois o material é suave e macio. Use
uma bola leve (com guizo, se for o caso) e improvise um gol, que pode ser um
macarrão curvado fixado ao chão. No caso de crianças com mobilidade reduzida,
prenda o macarrão em seu braço ou na cadeira de rodas. Peça que outro jogador
empurre a cadeira do colega. O jogo pode ocorrer entre equipes ou
individualmente (com obstáculos a serem ultrapassados para se chegar ao gol).
·
8. Pintura
Sugira às crianças que pintem grandes
painéis, em papel pardo colocado no chão. A tinta tem uma textura agradável e a
experiência pode ser vivida também por crianças com deficiência visual. No caso
de deficiência física, você pode prender o pincel na mão da criança, ou
engrossar o cabo com borracha ou macarrão de natação fino. Varie o uso do pincel
colocando a tinta em bisnagas de maionese.
Nenhum comentário:
Postar um comentário