quarta-feira, 19 de abril de 2017

AULA DIFERENTE: Projeto Cultura indígena- E.M.Professora Sônia Teixeira Paiva-Pólo.



ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA SÔNIA TEIXEIRA PAIVA- PÓLO

PROJETO: Cultura Indígena

Tema: Aula diferente, conhecendo os costumes indígenas.

Público Alvo: Alunos do 4º e 5º anos (Ensino Fundamental).

Data de culminância: 19/04/2017.


JUSTIFICATIVA:

            Este tema foi abordado devido à importância de trabalhar  na prática pedagógica a data comemorativa prevista em nosso calendário brasileiro, de forma a conhecer a cultura indígena, haja vista a grande importância que esse povo tiveram para a historicidade brasileira. O corpo docente da escola planejou com muito carinho atividades para expressar a grandeza em celebrar o DIA DO ÍNDIO. Além disso, a Escola oportunizou aos alunos uma saída de campo para conhecer a Aldeia Indígena Jaguapirú, localizada no município de Dourados ao Sul de Itaporã/MS, rodovia MS-156.



OBJETIVO GERAL:
            Proporcionar aos alunos o conhecimento e até mesmo a vivência de alguns aspectos do dia a dia indígena como: cultura, alimentação, vestimenta, habitat e outros, enfatizando a importância de respeitar e admirar as culturas diferentes das suas.


METODOLOGIA:
- Conversa informal com os alunos sobre o sentido do Projeto;
- Aula diferenciada com visita exploratória e de socialização interativa no ambiente indígena;
            
CULMINÂNCIA:
            Saída de Campo para a Aldeia Indígena, dia 19/04 (alunos do 4º e 5º ano);


AVALIAÇÃO:
            Cada Professor fará a avaliação de seus alunos de forma contínua, através de observação diária, durante a realização das atividades propostas.


























A Coordenadora Pedagógica da Escola Municipal Professora Sônia Teixeira Paiva, Rozilene Bernardino, relatou com entusiasmo a vivência oportunizada aos alunos com a culminância do projeto. Ela disse que todos os indígenas Caiuás aguardavam ansiosos pela chegada da escola, e ainda, para nossa  satisfação a Escola Municipal Prof. Sônia T. Paiva, foi a primeira escola dentre todas da região a visitá-los neste dia tão importante para a cultura indígena.
Segundo a Coordenadora Rozilene,  o dia de hoje foi de grandes realizações experienciadas, pois para a surpresa de todos hoje é o aniversário de 81 anos do Cacique Getúlio, que recepcionou carinhosamente os estudantes, oferecendo inclusive um delicioso churrasco para celebrar seu aniversário.
Os alunos vivenciaram na prática celebrações religiosas, festivas e culturais na manhã de hoje. O Cacique Getúlio gentilmente deixou uma mensagem a todos: “NÓS LUTAMOS PARA QUE OS ÍNDIOS NÃO DESISTAM DE SER ÍNDIOS. POR ISSO MANTEMOS A TRADIÇÃO”.

A Gerente Municipal de Educação, Prof. Vera Lucia Amador parabeniza a todos os envolvidos no Projeto, considerando-se a grandiosidade histórica, étnica e cultural de nossos indígenas. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário