sexta-feira, 24 de março de 2023

"MINHA CIDADE LÊ" _ Projeto de Leitura


Educar é mais que transmitir conhecimento ou buscar aprovações, é formar indivíduos capazes de modificar o mundo e, para isso, nada melhor que arte e literatura!

A leitura é um requisito para emancipação social, desenvolvimento do pensamento crítico e promoção da cidadania, formando cidadãos participativos que adquiram competência para opinar e expressar suas ideias, obtendo melhor interação na sociedade. Nesse sentido, pensamos ser dever de nossas instituições de ensino juntamente com pais, professores e equipe pedagógica propiciar aos nossos educandos momentos que possam despertar neles a consciência da importância de se adquirir o hábito de ler. O aluno deve perceber que a leitura é o instrumento chave para alcançar as competências necessárias a uma vida de qualidade, produtiva e com realizações.

Além disto, esta ação tem uma função muito importante que é propor situações de aprendizagens que fomentem a curiosidade, a descoberta do novo, a formulação de explicações sobre diferentes situações e a busca de conhecimentos, transformando o leitor iniciante em um descobridor de conhecimentos escondidos entre as linhas de uma história. Essa dinâmica permite que a criança aprenda que a leitura ensina além das letras, palavras e textos, como valores, conhecimento, reflexões e muito mais.

A criança que lê, desenvolve muito o senso crítico e melhora o modo como ela escreve. Nós devemos demonstrar para nossos alunos que leitura é algo natural, fácil e prazeroso como algo que não exige esforço nem envolve dificuldades.

Nesse campo das descobertas, trabalharemos com a interdisciplinaridade, mostrando que os diferentes assuntos (conteúdos) podem e devem “conversar” entre si para que a aprendizagem seja realmente significativa e contextualizada.

O presente Projeto foi idealizado pela Gerência Municipal de Educação com o apoio da Prefeitura Municipal de Itaporã, onde na oportunidade, a Prefeitura efetivou a aquisição de mais de 26.000 (vinte e seis mil) obras literárias beneficiando diretamente 1.016 (Um mil e dezesseis) estudantes que após a finalização do Projeto nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, ganharão diversos livros.

Para acessar o arquivo do projeto clique aqui →Projeto de leitura: MINHA CIDADE LÊ




 



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário