Trabalho docente
O educador criativo surpreende seus educandos,
ensina-os a pensar, procura usar as vivências, competências e habilidades dos
mesmos em suas aulas, dá identidade e personalidade a cada turma. No exercício
da criatividade o profissional criativo pratica a arte de perguntar e usa a
arte de ouvir para melhor conhecer os educandos. Jamais pensa que sabe tudo, ou
que é o dono do saber, pois reconhece que a mente deve ficar aberta para novas
aquisições de conhecimentos.
Esse educador distingue que a arte e o exercício
da criatividade envolve o hábito sedutor de estabelecer um novo estilo,
constituindo um marketing pessoal, buscando não apenas ser o melhor, mas
estabelecendo a “diferença”. Tem em mente que a comunicação, até mesmo dentro
da sala de aula é um dos fatos mais difíceis e complexos que existem nas
interações humanas. Identifica que a fala, as expressões corporais, a maneira
de olhar, o calar e o ouvir e mesmo o modo de se vestir também são formas
fundamentais de se comunicar. Entende, antes de qualquer coisa que deve buscar
envolver a atenção do educando, aproveitando todas as formas que a comunicação
oferece.
Um estudo realizado na Universidade da Califórnia em Los Angeles mostra que o impacto de uma aula é feito de: 55% estímulos visuais (como você se parece, anda e gesticula); 39% estímulos vocais (como você fala, sua entonação e timbre) e 7% apenas de conteúdo verbal (tema sobre o qual você fala).
Um estudo realizado na Universidade da Califórnia em Los Angeles mostra que o impacto de uma aula é feito de: 55% estímulos visuais (como você se parece, anda e gesticula); 39% estímulos vocais (como você fala, sua entonação e timbre) e 7% apenas de conteúdo verbal (tema sobre o qual você fala).
Autora: Amelia Hamze
Educadora
Profª UNIFEB/CETEC e FISO - Barretos
Profª UNIFEB/CETEC e FISO - Barretos
Obrigado pela sua visita,
Nenhum comentário:
Postar um comentário