quarta-feira, 12 de junho de 2019

ITAPORÃ PARTICIPA DO PRÊMIO MPT NA ESCOLA, este ano com o tema “A ESCOLA NO COMBATE AO TRABALHO INFANTIL”.



O Prêmio MPT na Escola consiste num conjunto de ações voltadas para a promoção de debates nas escolas de Ensino Fundamental com temas relativos aos direitos da criança e do adolescente, especialmente a erradicação do trabalho infantil e a proteção ao trabalhador adolescente.

No dia de hoje (12 de junho) é celebrado anualmente O Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil (World Day Against Child Labour). O principal objetivo da data é alertar a comunidade em geral e os diferentes núcleos do governo sobre a realidade do trabalho infantil, uma prática que se mantém corriqueira em diversas regiões do Brasil e do mundo. Esta data foi criada por iniciativa da Organização Internacional do Trabalho, uma agência vinculada à Organização das Nações Unidas (ONU), em 2002.

A Gerência Municipal de Educação  buscou parceria com o Ministério Público do Trabalho com objetivo de realizar o desenvolvimento do tema e sensibilizar profissionais de educação, alunos e a comunidade escolar.

A Coordenadora Municipal do Projeto Cintia Karina Marcolongo Doreto informou que neste ano 2019 o Projeto MPT na Escola está sendo desenvolvido nas Escolas Municipais Professora Sônia Teixeira Paiva e Vereador Salvador Ferreira de Aguiar,  abordando o tema do Grupo 1- Trabalho Infantil.

As categorias de 2019 são desenho em papel cartolina, conto, poesia, curta-metragem e música, e a participação no concurso Cultural é voluntária e gratuita.

Ao todo, nas duas escolas municipais serão 80 participantes envolvidos nesse projeto, entre estudantes, professores, coordenadores pedagógicos e Coordenadora Municipal do Projeto.

Os trabalhos desenvolvidos em salas de aula, tem o intuito de abordartemas como direitos e deveres da criança e adolescentes bem como a problematização do trabalho infantil no desenvolvimento do ensino aprendizagem da criança e do adolescente. Os trabalhos vencedores na etapa municipal, concorrem a Etapa Estadual e podem concorrer ao Prêmio MPT na Escola Nacional, concurso que premiará as melhores produções literárias, artísticas e culturais das escolas de ensino fundamental participantes do projeto em todo o Brasil.

Em salas de aula, alunos são desafiados a explorar a criatividade para retratar situações que configuram trabalho infantil.


Na Escola Municipal Prof. Sônia Teixeira Paiva, a Professora Elaine Brasil trabalhou a Cartilha e material pedagógico enviados pelo Projeto MPT na Escola, e os Alunos do 5º ano estarão concorrendo com a Modalidade Curta Metragem.


Na Escola Municipal Prof Sônia Teixeira Paiva, a Professora Fátima Cescon trabalhou os conteúdos e material pedagógico enviados pelo Projeto MPT na Escola, e os Alunos do 5º ano B realizaram atividades com o tema e estarão concorrendo com a Modalidade Curta Metragem.





Na Escola Municipal Vereador Salvador Ferreira de Aguiar, a Professora Dione Keli  E. Saraiva realizou estudos com o material pedagógico e vídeos enviados pelo Projeto MPT na Escola, e os seus alunos do 5º ano A  desenvolverão  a modalidade Conto.
















Nenhum comentário:

Postar um comentário