quarta-feira, 14 de agosto de 2024

 SEMANA NACIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E MÚLTIPLA!

        Vamos nos unir em torno de uma sociedade mais justa e inclusiva!


Explicar de forma simples e clara sobre o TEA para os alunos:

 

·         O autismo é uma forma de ver e viver o mundo de um jeito diferente. Ou seja, o amigo com TEA pode ter maneiras diferentes de se comunicar, podendo fazer isso com figuras, gestos. Ou quando ele está feliz, pode demonstrar isso com movimentos repetitivos como balançar as mãos, correr, pular – pois ele entende as emoções e lidar com elas de forma diferente. Nem melhor, nem pior.

·         Falar sobre as habilidades e interesses, ou seja, o colega pode ter interesses diferentes, pode ter muita facilidade em aprender sobre algum tema, e dificuldade para outros. Por exemplo, algumas crianças podem ser muito boas em contas matemáticas, mas podem ter dificuldade na escrita.

·         É importante falar dos aspectos sensoriais também, já que alguns comportamentos da criança com TEA se fundamentam nisso. Por exemplo, a sensibilidade a barulhos muito altos, sensibilidade a texturas. Quando explicamos isso, conseguimos garantir que as demais crianças visualizem o porquê de algumas situações do dia a dia serem desafiadoras para o colega com TEA.

·         Falar sobre interação social e comunicação é fundamental, principalmente com as crianças, já que as crianças são curiosas, querem brincar com os colegas e muitas vezes, podem surgir dúvidas como “Ele não me responde quando eu chamo”, “Ele não segue as nossas brincadeiras”. Então, explique que algumas crianças podem ter dificuldade para interagir com as outras, mas isso não significa que ela não queira ou que não possa, pelo contrário, temos que incentivar que esses momentos aconteçam. Quanto à comunicação, ressalta que também podem ter dificuldade para comunicar-se, por isso muitas vezes precisam de algum suporte visual ou algum auxílio para que sejam compreendidos.

·         Não deixe de falar sobre a inclusão e a amizade, mostrando que todas as pessoas, independente de diagnóstico e diferenças, devem ser respeitadas e tratadas com carinho.



 

Vamos confeccionar uns cartazes para trabalhar a inclusão?

https://br.pinterest.com/pin/70437482446442/






Inclusão de uma criança deficiente na escola – Animação

https://www.youtube.com/watch?v=Bz1LAj3kt6s

 


Como os filmes podem trabalhar a inclusão?

         Os filmes e séries são uma excelente maneira de aprender sobre diversidade, pois leva a mensagem da inclusão por meio da empatia. O(a) espectador(a) pode entender melhor os desafios e barreiras da pessoa retratada na história.

 

Sugestão de filmes:

  

DEFICIÊNCIA FÍSICA

Amargo Regresso
As sessões
Carne trêmula
Dr. Fantástico
Espíritos Indômitos
Feliz ano velho
Ferrugem e Osso
Gabi, uma história verdadeira
Inside I’m Dancing
Intocáveis
Johnny vai à guerra
Mar Adentro
Meu pé esquerdo
Murderball
Nascido em 4 de Julho
O Homem Elefante
O óleo de Lorenzo
The Best Years of Our Lives
The Other Side of the Mountain – Uma
janela para o céu (Parte 1 e 2)

 

 

 

DEFICIÊNCIA AUDITIVA

A música e o silêncio
Adorável professor (Mr.Holland’s opus)
And Now Tomorrow
And Your Name Is Jonah
Black
Cop Land
Filhos do silêncio (Children of a lesser God,
1986)
Los amigos
O filme surdo de Beethoven
O país dos surdos
O piano
O segredo de Beethoven
Personal Effects
Querido Frankie
Sweet nothing in my ear
The Dancer
Tortura silenciosa  

 

DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

Benny & Joon: Corações em conflito
City Down
Dominick and Eugene (Nicky and Gino)
Eu me chamo Elisabeth
Forrest Gump, o contador de histórias
Gaby, uma história verdadeira
Gilbert Grape – Aprendiz de sonhador
Inside I’m Dancing (en)
Meu filho, meu mundo
Meu nome é Radio
Mozart and the Whale  (Loucos de amor)
O Enigma de Kaspar Hauser
O guardião de memórias
O oitavo dia
O óleo de Lorenzo
O Primeiro da Classe (Front of the class /
Síndrome de Tourette)
Shine – Brilhante
Simples como amar
Uma lição de amor

 

 

DEFICIÊNCIA VISUAL

À primeira vista
Além dos meus olhos
Castelos de gelo
Dançando no escuro
Demolidor
Eu Não Quero Voltar Sozinho
Jennifer 8 – A próxima vítima
La symphonie pastorale
O Sino de Anya
Perfume de mulher
Quando só o coração vê
Ray
Um clarão nas trevas
Vermelho como o céu 

 

 

DEFICIÊNCIAS MÚLTIPLAS

Amy
Black
Borboletas de Zagorsk –
Cegos, surdos e loucos
Experimentando a vida
Helen Keller and Her Teacher
O Escafandro e a Borboleta
O milagre de Anne Sullivan (br) / O milagre
de Helen Keller (pt)
Sob suspeita
The Unconquered (Helen Keller in Her
Story)
Uma lição de amor

 

 

AUTISMO

A lenda do pianista do mar
A menina e o cavalo
A mother’s courage: talking back to autism
A sombra do piano
Adam
Arthur e o infinito: um olhar sobre o
autismo
Autismo: o musical
Autismo: sobre um universo singular
Ben X: a fase final
Código para o inferno
E esse tal Asperger?
Experimentando a vida
Gilbert Grape: aprendiz de sonhador
Loucos de amor
Mary e Max: uma amizade diferente
Meu amargo pesadelo
Meu filho, meu mundo
Meu nome é Khan
O garoto que podia voar
O nome dela é Sabine
Ocean Heaven
Prisioneiro do silêncio
Rain man
Ressurreição
Retratos de família
Sei que vou te amar
Tão forte, tão perto
Temple Grandin
Testemunha do silêncio
Um amigo inesperado
Um certo olhar
Um time especial
Uma viagem inesperada
White frog 

 

 

ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO

Academia de Gênios
Amadeus (dupla excepcionalidade)
Billy Elliot
Código para o Inferno (Mercury Rising) –
Estados Unidos, 1998.
Encontrando Forrester (Finding Forrest

 

 

 

 

 

 





 

 

 

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário