quinta-feira, 26 de agosto de 2021

Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla: Varal de história “VOCÊ É ESPECIAL”.



Programação Semana Nacional da Pessoa com  Deficiência Intelectual e Múltipla: Varal de história “VOCÊ É ESPECIAL”.

 A contação de história é uma arte de suma importância na educação, pois é através das histórias que conhecemos fatos, adquirimos experiências e despertamos o interesse pela leitura. Segundo Busatto (2006, p 74) A intenção de inserir a história no contexto escolar é de propiciar cultura, conhecimento, princípios, valores, educação, ética, além de contribuir para uma boa construção de relacionamentos afetivos saudáveis, como: carinho e afeto bons tratos, cuidados pessoais, reeducação alimentar, autoestima, onde as crianças têm prazer em ouvir e desta forma alcançando seus objetivos.

Além disso, é um ótimo instrumento para se utilizar na Educação Especial, pois auxilia no desenvolvimento da fala, no conhecimento de novas palavras, desperta o interesse pela leitura, promove a interação, instiga a imaginação e também oportuniza o contato com livros, mesmo que ainda não saiba ler pode imaginar.

 Imaginar é evocar seres, colocá-los em determinada situação, fazê-los viver como se quer. É criar um mundo a seu bel-prazer, libertando-se. Tudo é possível. Tudo acontece. Na vida artística, imaginar é um ato criador. Na vida cotidiana, imaginar é uma atividade paralela à ação que exercermos, ligada à realidade. A imaginação é um processo. O imaginário é seu produto. (POSTIC apud BESSANI, 2010, p.2)

Portanto, quando um educador utiliza a história na sala de aula, ele está favorecendo uma aprendizagem mais significativa, desta forma, a contação de história é um excelente recurso pedagógico. 




Com muito carinho ♥ apresentamos à vocês algumas dicas de como contar histórias às crianças de forma lúdica e divertida.

1- Avalie o conteúdo conforme a idade das crianças que ouvirão a história;

2- Escolha uma história envolvente e que seja do interesse;

3- Antes de contar a história, leia várias vezes, pois dessa forma, você poderá entender o conteúdo e ver se realmente vale a pena contá-lo. Caso a história não seja do seu gosto, dará tempo de escolher outra;

4- Encontre o momento propício e um espaço confortável;

5- Faça parte da história: narre com empolgação e viva os personagens;

6- Tenha os recursos necessários: use desenhos, imagens, fantoches e bonecos para contá-la de uma forma mais divertida;

7- Organize os recursos e os deixe escondidos. Eles devem surgir apenas no momento em que serão utilizados;

8- Faça o uso de sons: não se esqueça de deixar tudo organizado e na ordem que eles serão usados durante a contação;

9- Durante a contação, converse com as crianças sobre o assunto que está sendo abordado na história. Dessa forma, você prenderá ainda mais a atenção delas;

10- Esteja preparada para imprevistos e lide com cada um deles. Caso algo que foi planejado não tenha dado certo, improvise.

Boa leitura e contação de histórias!






 

Nenhum comentário:

Postar um comentário