quarta-feira, 15 de março de 2017

Planos de Aula para Trabalhar o Dia do Circo na Escola

Planos de Aula para Trabalhar o Dia do Circo na Escola - Educação Física
       




EI PROFESSORES!!! DIA DO CIRCO ESTÁ CHEGANDO DIA 27/03. SE VOCÊ QUER ROMPER COM AS PRÁTICAS TRADICIONAIS E INTRODUZIR AS PRÁTICAS CIRCENSES EM SUA AULA AI VAI ALGUNS PLANOS DE AULA:
Turmas: 4º e 5º Anos

Objetivos:
ü  Ampliar o repertório de práticas da cultura corporal além dos esportes tradicionais;
ü  Propor desafios aos alunos que estão acostumados apenas com os jogos de quadra.

     
          
v  A proposta está em sintonia com as orientações mais recentes para o ensino da disciplina. A perspectiva atual valoriza as práticas corporais ditas não convencionais. “Atividades simples e que não demandam conhecimentos técnicos”.
v  Sabendo que o ambiente escolar possui algumas limitações quanto ao seu espaço e ao material existente, separamos as atividades em três eixos: Manipulações, Acrobacias e equilíbrio, adaptações com intuito de criar e explorar novas formas de realizar os movimentos tradicionais de modo a torna-los acessíveis aos alunos.
Modalidades acessíveis
Conheça práticas que podem ser facilmente executadas na escola

Manipulações
Exercício 
Malabares. 
O que usar Balões de ar, bolas de meia ou feitas com jornal e fita crepe, lenços (ou pedaços de tecido) e arcos (bambolês). 
Desenvolve Agilidade e coordenação motora. 

Acrobacias 
Exercícios 
Corda, estrela, cambalhota, rolamento e parada de mão. 
O que usar Corda e colchonetes para amortecer o impacto das quedas e dar segurança. 
Desenvolve Força e resistência musculares. 

Equilíbrio 
Exercícios 
Tambor e perna de pau. 
O que usar Latões e latas de leite em pó com um furo de cada lado, por onde passa uma corda de náilon. 
Desenvolve Equilíbrio e coordenação motora. 



Planos de Aula

Tema: Corda Bamba (adaptada)
Desenvolvimento: Atividade voltada para desenvolver atenção e equilíbrio dos alunos.um por vez os alunos irão andar sobre uma corda esticada no chão para que tenha a sensação de como é andar sobre a fita em uma altura aproximada de 40 cm do solo com os colchões, sempre visando à segurança dos alunos. Em seguida irão andar por sobre os bancos suecos (bancos ou cadeiras) com a base maior e depois a base menor e por fim os alunos irão andar sobre a fita com o auxílio do professor para que ganhe confiança e tente andar sem o auxílio.
Tema: Malabares
Desenvolvimento: Parte principal: primeiro momento o professor do exercício fará uma iniciação com um implemento para conhecimento e assimilação do mesmo, fazendo com que todos lance-os ao ar e peguem com a mão oposta ao lançamento, repetindo-o até melhor adequação dos alunos, segundo momento o professor aumentará a quantidade de implementos para dois e ao qual cada um deverá sempre ser lançado para a mão oposta, sendo o da mão direita por cima e o da esquerda por baixo, repetindo-o até melhor aprimoramento dos alunos, um terceiro momento poderá ser realizado se houver necessidade, sendo esse, o professor aumentará a quantidade de implementos de dois para três  e neste momento ficarão dois implementos na mão direita e lançando um implemento de cada vez da mesma só que agora um pouco mais alto para dar tempo de acontecer o segundo lançamento da mão direita o lançamento da mão esquerda por baixo, repetindo esta movimentação afim de deixar sempre um implemento ao ar enquanto são manipulados os outros nas mãos.

Tema: Rolamento em Dupla
Desenvolvimento: Nesta atividade, os alunos formarão uma coluna em frente aos colchonetes. O professor explicará aos alunos como deverão executar o exercício, e ao término da explicação, o professor executará o movimento para que os alunos possam ter uma noção melhor de como executa-lo. Primeiramente, o exercício será rolamento para frente, um movimento simples, onde um de cada vez, terá que rolar para frente até o final dos colchões. Feito isso, o professor pedirá que os alunos formem duplas com o porte físico parecido. O professor explicará aos alunos como e qual a melhor forma de executar tal exercício, e em seguida, executará para que os alunos possam visualizar como executá-lo. O exercício será rolamento em dupla, um movimento mais difícil, que é executado por duas pessoas juntas, onde, um irá deitar e o outro ficará de pé, os dois terão que segurar um na perna do outro acima do calcanhar. Feito isso, o aluno que está de pé, deixará que o corpo perca o equilíbrio para frente como se fosse um rolamento individual, quando o aluno que estava de pé, já estiver com as costas no chão, o aluno que estava deitado agora estará de pé, e terá que fazer o mesmo, e assim, sucessivamente até o final dos colchões. Todos os alunos deverão executá-los.



Volta à calma
1. Dividir a classe em dois grupos em número iguais, sentados frente a frente, em fileira, de pernas cruzadas, cabeças abaixadas, olhos fechados e mãos dadas.
2. O coordenador ficará de um dos lados, segurando as mãos dos primeiros participantes de cada grupo.
3. O jogo se inicia quando o coordenador dá o sinal e o primeiro de cada fila aperta levemente e simultaneamente as suas mãos.
4. Estes deverão passar os estímulos à frente, até que cheguem ao último do seu grupo.
5. Quando isto acontecer, este último deverá levantar sua mão assinalando que o "choquinho" chegou até ele. O grupo que passar o "choquinho" primeiro será o vencedor.



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