Como sabemos, a questão do analfabetismo no Brasil permanece um
tema de dolorosa atualidade. Sendo assim, cabe ao educador uma verdadeira
responsabilidade, quanto aos métodos, aos materiais didáticos, a escola e a
própria sociedade. A criança durante toda a sua infância aprende a partir de
vivenciar experiências concretas, assim, será capaz de resolver com competência
os problemas que lhe surgirão. E somente através de experiências concretas, que
ela poderá elaborar seu pensamento. Ao nascer, a criança sendo bem estimulada
com afeto, durante a primeira infância, ela terá mais chances de desenvolver
sua inteligência. As funções motoras, intelectuais e afetivas estão
estimadamente ligadas, e através do seu corpo, vê tudo e ao mesmo tempo é capaz
de perceber o que está ao seu redor. Sendo
assim, as habilidades psicomotoras são essenciais ao bom desempenho no processo
de alfabetização. A psicomotricidade é imprescindível na educação para o
desenvolvimento físico, cognitivo, afetivo da criança. Dentro deste contexto, o
educador deve ter o cuidado de elaborar suas aulas fundamentando-se nestes
aspectos para proporcionar ao aluno um desenvolvimento integral. Neste aspecto,
a escola que acompanha as mudanças de um mundo onde os conhecimentos evoluem
rapidamente, deve priorizar os pilares que a sustentam (aprender a conhecer,
aprender a fazer, aprender a ser, aprender a conviver juntos) de forma lúdica e
prazerosa.
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