quinta-feira, 9 de agosto de 2018

Considerações entre a Educação Física e o processo de aprendizagem.


Como sabemos, a questão do analfabetismo no Brasil permanece um tema de dolorosa atualidade. Sendo assim, cabe ao educador uma verdadeira responsabilidade, quanto aos métodos, aos materiais didáticos, a escola e a própria sociedade. A criança durante toda a sua infância aprende a partir de vivenciar experiências concretas, assim, será capaz de resolver com competência os problemas que lhe surgirão. E somente através de experiências concretas, que ela poderá elaborar seu pensamento. Ao nascer, a criança sendo bem estimulada com afeto, durante a primeira infância, ela terá mais chances de desenvolver sua inteligência. As funções motoras, intelectuais e afetivas estão estimadamente ligadas, e através do seu corpo, vê tudo e ao mesmo tempo é capaz de perceber o que está ao seu redor. Sendo assim, as habilidades psicomotoras são essenciais ao bom desempenho no processo de alfabetização. A psicomotricidade é imprescindível na educação para o desenvolvimento físico, cognitivo, afetivo da criança. Dentro deste contexto, o educador deve ter o cuidado de elaborar suas aulas fundamentando-se nestes aspectos para proporcionar ao aluno um desenvolvimento integral. Neste aspecto, a escola que acompanha as mudanças de um mundo onde os conhecimentos evoluem rapidamente, deve priorizar os pilares que a sustentam (aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a ser, aprender a conviver juntos) de forma lúdica e prazerosa.

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