quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

Abertura da Semana Pedagógica 2019 na REME -Itaporã/MS.


Durante sua fala na abertura da Semana Pedagógica 2019 realizada no salão de eventos do CRAS de Itaporã, o prefeito Marcos Pacco deu boas vindas aos profissionais da Educação, e externou diversas considerações sobre o andamento do setor educacional em sua gestão.
O evento foi realizado na segunda-feira (11/02), com a participação de Educadores da Rede Municipal de Ensino, tendo como objetivo avaliar o Plano de ação das escolas, e as proposições para o Ano Letivo de 2019.
Em seu pronunciamento o Prefeito verbalizou ações positivas no setor, como a reforma de escolas, conclusão e abertura do Centro Municipal de Educação Infantil Milton Menani, dentro outros projetos estruturais futuros que estão em pauta.
A Semana Pedagógica abre o ano escolar 2019, com foco na Base Nacional Comum Curricular, que norteia o cenário educacional do Brasil. O evento é direcionado para monitores, professores, diretores e coordenadores pedagógicos, e demais agentes públicos que trabalham com educação.
Além do Prefeito Marcos Pacco e da Gerente de Educação Cristiane Teresinha, estiveram presentes no dispositivo das autoridades o Vice-Prefeito Roberto Marsura, a Vereadora Lourdes Struziati representando a Presidência da Câmara de Vereadores, a Presidente do SIMTED Suzana Giupatto e o pároco local Frei Roberto.
Em sua fala, a Gerente de Educação Cristiane Teresinha deu boas vindas a todos os educadores e autoridades presentes,reiterando sobre a dinâmica e desafios educacionais no contexto da diversidade de informações em consonância com as esferas: federal, estadual e municipal. A Gerente compartilhou com os presentes o mapeamento das três princiapsi tendências para Educação em 2019 (Trabalho com modelos flexíveis e com tecnologia em sala de aula; Revisão dos currículos e elaboração dos planos de ensino a partir da BNCC; Ressignificação da Educação Infantil).
Mediante tantos desafios no cenário educacional, o educador deve se preparar frente a tantas mudanças. A formação Continuada e a busca pela atualização é imprescindível, um processo permanente de aperfeiçoamento e renovação dos saberes necessários à atividade profissional. 
No âmbito da Educação Infantil foram compartilhados cinco tendências de educação que fazem parte da escola. De forma a promover um ambiente inovador ao desenvolvimento dos pequenos e permitem que a magia da infância seja amplamente valorizada: Ensino personalizado e colaboração; Aulas ao ar livre; Artes como estímulo à criatividade; Novas tecnologias em sala de aula e Gamificação.
Dentre as inúmeras mudanças na rotina escola, é importante destacarmos a Lei Nº 13.803 de 10/01/2019, de autoria da Presidência da República, quanto ao cuidado e dever de notoficar os Conselhos Tutelares quando o aluno excede 30% de faltas nas aulas.
Outro fator preponderante é que foi anunciando pelo MEC um novo Sistema de Exames, e passará também a avaliar a CRECHE em 2019. A Educação Infantil será avaliada pela primeira vez pelo INEP, por meio de questionários aplicados a professores, dirigentes e equipe escolar (questões de infraestrutura, formação de professores e oferta da ludicidade- brinquedos).
Durante a manhã, os presentes foram contemplados com uma palestra motivacional, ministrada pela Psicóloga Jéssika Thaina Estância Perin Sontag, especialista em terapia Cognitivo - Comportamental e Psicologia Organizacional.
Fotos do evento:



















  



Nenhum comentário:

Postar um comentário