sexta-feira, 3 de maio de 2019

Gerência Municipal de Educação de Itaporã recebe visita do Supervisor do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Pronatec/SED/MS


A Gerente Municipal de Educação Cristiane Teresinha esteve reunida na tarde de ontem com Ricardo de Mattos Sacco, Supervisor do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Pronatec/SED/MS.

O Executivo Municipal de Itaporã tem buscado e implementado ações no campo educacional, sempre objetivando qualidade na oferta de ensino e ainda, buscando alternativas de qualificação profissional aos munícipes, que através de diálogo e regime de colaboração entre as esferas estadual e federal, tem suscitado importantes conquistas no processo de reconstrução de nossa Itaporã, consequentemente impactando positivamente os itaporanenses. Atualmente está sendo ofertados Cursos em parceria com o IFMS (Inglês e Operador de Computador).

Criado em 2011 pelo Ministério da Educação (MEC), o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) é mais uma ferramenta de acesso educacional destinada aos estudantes e também aos trabalhadores brasileiros que visam alcançar grandes oportunidades na vida profissional. O programa tem como finalidade expandir e democratizar o ingresso dos jovens e adultos de baixa renda a uma educação técnica de qualidade, por meio da oferta de cursos de educação profissional e tecnológica gratuitos.

Os cursos oferecidos pelo Pronatec são totalmente gratuitos, o programa atua em parceria com as redes federais, estaduais, distritais e municipais de educação profissional e tecnológica, com os Serviços Nacionais de Aprendizagem (SENAI, SENAC, SENAR E SENAT) e também com instituições da rede privada.

O público alvo do Pronatec são estudantes do ensino médio da rede pública de ensino, bem como da Educação de Jovens e Adultos (EJA), trabalhadores e beneficiários de programas de transferência de renda. Além disso, os estudantes que concluíram o ensino médio em escolas da rede particular de ensino, na condição de bolsista integral também podem participar.

Os cursos técnicos têm se popularizado no Brasil não somente entre os estudantes que concluem o ensino médio, como também entre profissionais formados que buscam mudar de área ou se restabelecer no cenário corporativo. Esse tipo de curso tem uma grande adesão geralmente pelo seu curto período de duração e por ter conteúdos direcionados, focados na formação específica do curso escolhido. Além disso, é uma alternativa para as pessoas que querem se especializar para o mercado de trabalho, mas não desejam realizar um curso de nível superior tradicional.

A Gerência Municipal de Educação abriu as portas para ajudar a divulgar o Programa (PRONATEC), e fazer parceria na divulgação dentro das escolas estaduais.

Gerente de Educação Cris Teresinha e Ricardo Sacco










Nenhum comentário:

Postar um comentário