terça-feira, 9 de abril de 2019

Gerência de Educação inova na realização das avaliações diagnóstica da REME/2019.



A Gerência Municipal de Educação de Itaporã realizou avaliações diagnósticas na REME no período de 25 a 29 de março nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da Rede Municipal.
A avaliação de caráter pedagógico objetivou evidenciar as proficiências de aprendizagem, em Língua Portuguesa e Matemáticas, neste início do primeiro semestre nas Escolas Municipais Salvador Aguiar e Sônia Paiva.

A avaliação possibilita à Gerência fazer um diagnóstico das principais necessidades do processo ensino-aprendizado dos alunos da Rede Municipal e traçar ações de melhoria na educação das crianças da rede.

Segundo a Gerente Cristiane Teresinha o diferencial da avaliação aplicada in loco nas escolas foram os questionários explorando os Formulários Google (DRIVE). O Google possui várias ferramentas on-line e gratuitas que podem ajudar o professor no seu dia a dia. Alguns exemplos conhecidos são o Gmail (e-mail), o Google Drive (para armazenamento de arquivos e formulários on line) e o Google Docs (para criação de documentos). Mas uma ferramenta que poucos conhecem são os Formulários Google, que pode ser útil em mais de uma ocasião.

Os Formulários Google criam um questionário on-line que pode ser enviado por e-mail ou compartilhado com outras pessoas facilmente. Depois que elas respondem o formulário, as respostas ficam à disposição do autor do questionário em diversos formatos fáceis de visualizar. Para os educadores, os Formulários Google podem ser úteis para:

Realizar votações – deixar que os alunos decidam algo em sala de aula, como o tema do próximo trabalho, a data da prova ou quem será o representante da turma, pode ser um tanto quanto trabalhoso. Os Formulários Google podem ser úteis para que o professor possa ter controle de todas as respostas de forma mais organizada.

Realizar um “censo escolar” – os Formulários Google podem servir para que o professor possa obter informações importantes sobre os estudantes, pois um professor conhece bem os seus alunos.

Pedir feedback – usando a ferramenta, o professor pode pedir a opinião de seus alunos sobre suas aulas e seu método de ensino, tudo de forma anônima. O docente pode obter subsídios para melhorar o seu desempenho em sala de aula.

Para os alunos:

Enquetes com os colegas - os Formulários Google pode ainda ser utilizado pelos próprios alunos para a realização de enquetes sobre assuntos relacionados aulas e à escola.

Aprender estatística - o professor também pode trabalhar esta ferramenta com a sua turma a fim de ensinar os alunos como os pesquisadores chegam a resultados estatísticos utilizando a matemática.

Veja um passo a passo: https://docs.google.com/forms/u/0/ . Caso já possua uma conta da Google, faça o login. Caso não, cadastre-se.

Abaixo disponibilizamos para seu conhecimento as avaliações da GEDU realizadas nos 3º, 4º e 5º anos da Rede Municipal de Ensino de Itaporã. Basta clicar no link da avaliação, que o remeterá ao formulário avaliativo do ano e disciplinar escolar de sua opção. Para realização da avaliação teste, aqui disponibilizada, é necessário que você digite seu e-mail (para os alunos essa ação não foi necessária), e responda todas as questões. As ordens das questões podem surgir embaralhadas (visto que os alunos realizaram as provas nas salas de STE, é necessário embaralhar a ordem das perguntas). O valor das avaliações são de 0 (zero) a 10 (dez). Ao final da avaliação é disponibilizada a nota do desempenho.

AVALIAÇÃO  3º ANO- LÍNGUA PORTUGUESA  CLIQUE AQUI

AVALIAÇÃO 3º ANO- MATEMÁTICA CLIQUE AQUI


AVALIAÇÃO 4º ANO- LÍNGUA PORTUGUESA CLIQUE AQUI
AVALIAÇÃO 4º ANO- MATEMÁTICA CLIQUE AQUI

AVALIAÇÃO 5º ANO- LÍNGUA PORTUGUESA CLIQUE AQUI
AVALIAÇÃO 5º ANO- MATEMÁTICA CLIQUE AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário