segunda-feira, 4 de junho de 2018

BNCC – Planilha de estudos com editor.


Os conhecimentos essenciais que os alunos de todas as escolas do país devem aprender ano a ano na Educação Básica foram definidos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
O documento foi aprovado em dezembro do ano passado e as redes de ensino têm até dois anos para implementar a Base. Ou seja: 2018 e 2019 serão anos decisivos para adequação dos currículos, formação inicial e continuada de professores, revisão de material didático e das matrizes de competência das avaliações.
O MEC disponibilizou ferramenta para download da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em formato editável. A partir de uma seleção, é possível baixar uma tabela com os dados desejados e editá-la por meio de um editor de planilhas.
Na Educação Infantil os filtros possibilitam o download dos direitos e objetivos de aprendizagem por grupo de faixas etárias ou campos de experiência.
Na aba Ensino Fundamental, os filtros permitem o download das competências e habilidades que os estudantes devem desenvolver em todas as áreas do conhecimento.
O Ensino Médio será disponibilizado posteriormente.
Para facilitar sua busca, a GEDU disponibilizou os links abaixo para leitura e download.

Para acessar a BNCC EDUCAÇÃO INFANTIL→clique aqui
Para acessar a BNCC Anos Iniciais do Ensino Fundamental 1º ao 5º anos→ clique aqui
Para acessar a BNCC Ensino Fundamental Completo 1º ao 9º ano→clique aqui

Em relação aos prazos, a resolução do Conselho Nacional de Educação (CNE) sobre a BNCC, publicada no dia 22 de dezembro de 2017, estabelece que as adequações devam ser feitas ao longo de 2018 para que, já em 2019, elas cheguem às salas de aula.
O prazo máximo para a implementação é o  início do ano letivo de 2020.
A Gerência Municipal de Educação solicita aos educadores do município de Itaporã acesso aos materiais elencados acima, de forma que estudos, a princípio EAD, sejam desenvolvidos e aprimorados, de forma que com brevidade estaremos organizando um cronograma de estudos para elaboração de nosso Currículo/MS.
É necessário que os Coordenadores Pedagógicos das escolas de Itaporã disponibilizem os links para sua equipe e, por conseguinte, incentive a prática da leitura, discussão, diálogo e participação nos encontros previstos para o início do 2º semestre/2018 (informaremos as datas e locais com brevidade) prevendo a construção de nosso currículo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário