segunda-feira, 4 de junho de 2018

Ficha de acompanhamento: Evolução do desempenho/aluno- PMALFA


O objetivo do Programa mais Alfabetização é fortalecer e apoiar as unidades escolares no processo de alfabetização – para fins de leitura, escrita e matemática - dos estudantes nos 1º e 2º anos do ensino fundamental, com a finalidade de garantir apoio adicional - prioritariamente - no turno regular, com a presença opcional do assistente de alfabetização ao professor alfabetizador, por um período de 5 horas semanais, para as unidades escolares não vulneráveis; ou período de 10 horas semanais, para as unidades escolares vulneráveis, considerando os critérios estabelecidos na Portaria MEC nº 142/2018. Além disso, tem por finalidade a prevenção ao abandono, à reprovação, à distorção idade/ano, mediante a intensificação de ações pedagógicas voltadas ao apoio e ao fortalecimento do Programa.



A plataforma de monitoramento além de disponibilizar as informações pertinentes de cada sistema, também oferece avaliações a serem aplicadas aos alunos participantes do Programa que deverão inserir seus resultados em campo específico. São: a avaliação diagnóstica, de entrada, a ser aplicada no início do Programa e projetar o trabalho a ser desenvolvido, a avaliação de meio, em processo e a avaliação de saída.
Essa rede, com base em avaliações contínuas e periódicas, deve ser capaz de identificar os progressos e as dificuldades, analisar metas e corrigir rumos, se for o caso.
Os testes propostos para avaliar os estudantes têm como objetivo oferecer às escolas as condições para realizarem um diagnóstico acurado das habilidades básicas e essenciais que devem ser desenvolvidas pelos estudantes ao longo do ensino fundamental. Com esses testes e seus resultados, torna-se mais produtivo o trabalho do assistente no desenvolvimento de estratégias para superar as dificuldades de aprendizagem detectadas. A proposta de aplicação dos testes foi construída para auxiliar o trabalho de acompanhamento realizado nas escolas. Nesse sentido, constitui-se como instrumento de planejamento das ações pelos diretores, professores e mediadores.
O sistema também disponibilizará testes periódicos e deverá ser aplicados em todas as turmas que aderiram ao Programa Mais Alfabetização e também em algumas turmas que não aderiram (para o propósito de análise da efetividade do Programa).
A Gerência Municipal de Educação de Itaporã, pensando em dinamizar o acompanhamento pedagógico da Coordenação Escolar, e consequentemente do Professor Alfabetizador, elaborou  FICHAS DE ACOMPANHAMENTO DA EVOLUÇÃO E DESEMPENHO DO ALUNO, de acordo com o Referencial Curricular específico do PMALFA.
Para ter acesso ao material com exclusividade basta realizar o download clicando abaixo. 



AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA – LEITURA/ESCRITA - 1º ANO→download



2º ano- AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DA LEITURA E ESCRITA-PMALFA →download


AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA- 1º ANO MATEMÁTICA→download


AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA 2º ANO -MATEMÁTICA→ download

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