O
objetivo do Programa mais Alfabetização é fortalecer e apoiar as unidades
escolares no processo de alfabetização –
para fins de leitura, escrita e matemática - dos estudantes
nos 1º e 2º anos do ensino fundamental, com a finalidade de
garantir apoio adicional - prioritariamente - no turno regular, com a presença
opcional do assistente de alfabetização ao professor alfabetizador, por um
período de 5 horas semanais, para as unidades escolares não vulneráveis; ou
período de 10 horas semanais, para as unidades escolares vulneráveis,
considerando os critérios estabelecidos na Portaria MEC nº 142/2018. Além
disso, tem por finalidade a prevenção ao abandono, à reprovação, à distorção
idade/ano, mediante a intensificação de ações pedagógicas voltadas ao apoio e
ao fortalecimento do Programa.
A
plataforma de monitoramento além de disponibilizar as informações pertinentes
de cada sistema, também oferece avaliações a serem aplicadas aos alunos
participantes do Programa que deverão inserir seus resultados em campo
específico. São: a avaliação diagnóstica,
de entrada, a ser aplicada no início do Programa e projetar o trabalho a ser
desenvolvido, a avaliação de meio,
em processo e a avaliação de saída.
Essa
rede, com base em avaliações contínuas e periódicas, deve ser capaz de identificar
os progressos e as dificuldades, analisar metas e corrigir rumos, se for o caso.
Os
testes propostos para avaliar os estudantes têm como objetivo oferecer às
escolas as condições para realizarem um diagnóstico acurado das habilidades
básicas e essenciais que devem ser desenvolvidas pelos estudantes ao longo do
ensino fundamental. Com esses testes e seus resultados, torna-se mais produtivo
o trabalho do assistente no desenvolvimento de estratégias para superar as
dificuldades de aprendizagem detectadas. A proposta de aplicação dos testes foi
construída para auxiliar o trabalho de acompanhamento realizado nas escolas.
Nesse sentido, constitui-se como instrumento de planejamento das ações pelos
diretores, professores e mediadores.
O
sistema também disponibilizará testes periódicos e deverá ser aplicados em
todas as turmas que aderiram ao Programa Mais Alfabetização e também em algumas
turmas que não aderiram (para o propósito de análise da efetividade do
Programa).
A
Gerência Municipal de Educação de Itaporã, pensando em dinamizar o
acompanhamento pedagógico da Coordenação Escolar, e consequentemente do
Professor Alfabetizador, elaborou FICHAS DE ACOMPANHAMENTO DA EVOLUÇÃO E
DESEMPENHO DO ALUNO, de acordo com o Referencial Curricular específico do
PMALFA.
Para
ter acesso ao material com exclusividade basta realizar o download clicando abaixo.
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA – LEITURA/ESCRITA - 1º ANO→download
2º
ano- AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DA LEITURA E ESCRITA-PMALFA →download
AVALIAÇÃO
DIAGNÓSTICA- 1º ANO MATEMÁTICA→download
AVALIAÇÃO
DIAGNÓSTICA 2º ANO -MATEMÁTICA→ download
Obrigado por permitir baixar e parabéns!
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