quarta-feira, 10 de outubro de 2018

2º Módulo: Projeto Professores da Educação Especial - REME/2018- (outubro- 20h).


“A alma dos diferentes é feita de uma luz além. Sua estrela tem morada deslumbrantes que eles guardam para os poucos capazes de senti-los e entender. Nessas moradas estão os tesouros da ternura humana dos quais só os diferentes são capazes. Não mexa com o amor de um diferente. A menos que você seja suficientemente forte para suportá-lo depois”.
Arthur da Távola


OBJETIVOS:


Objetivo geral: 

v Fundamentar e habilitar o educador nos diversos aspectos que compreendem o processo de inclusão as políticas públicas implantadas, a diversidade das características individuais dos alunos com necessidades especiais, deficiências, as concepções frente à inclusão, a organização do currículo, as estratégias e recursos pedagógicos a serem empregadas, a avaliação e intervenção educacional entre outros.

Objetivos específicos:

ü Identificar, elaborar, produzir e organizar serviços, recursos pedagógicos, de acessibilidade e estratégias considerando as necessidades específicas dos alunos público-alvo do Atendimento Educacional Especializado;
ü Elaborar e executar plano de Atendimento Educacional Especializado, avaliando a funcionalidade e a aplicabilidade dos recursos pedagógicos na aprendizagem do educando;
ü Organizar o tipo e o número de atendimentos aos alunos na sala de recursos multifuncionais;
ü Acompanhar a funcionalidade e a aplicabilidade dos recursos pedagógicos na sala de aula comum do ensino regular, bem como em outros ambientes da escola;
ü Estabelecer parcerias com as áreas intersetoriais na elaboração de estratégias e na disponibilização de recursos de acessibilidade;
ü Orientar educadores e famílias sobre os recursos pedagógicos e de acessibilidade utilizados pelo aluno;
ü Ensinar e usar a tecnologia assistiva de forma a ampliar habilidades funcionais dos alunos, promovendo autonomia e participação;
ü Estabelecer articulação com os professores da sala de aula comum, visando à disponibilização dos serviços, dos recursos pedagógicos e de acessibilidade e das estratégias que promovem a participação dos alunos nas atividades escolares. (BRASIL, 2009).


JUSTIFICATIVA


      O desafio da educação especial brasileira é a implantação de uma educação de qualidade e com a organização de escolas que atendam a todos os alunos sem nenhum tipo de discriminação e que reconheçam as diferenças como fator de enriquecimento no processo educacional.
O projeto tem como objetivo a formação dos professores e auxiliares de desenvolvimento educacional que atuam no Atendimento Educacional Especializado (AEE) na Rede Municipal de Ensino de Itaporã/MS. O curso de formação modular contempla, parcialmente, conhecimentos específicos para que educadores visassem uma atualização permanente de conhecimentos, para atender a demanda local.
A formação continuada é uma das dimensões importantes para a materialização de uma política global aos profissionais da educação, articulando como continuidade da formação profissional, proporcionando novas reflexões sobre a ação pedagógica e meios para desenvolver e aprimorar o trabalho educativo especializado.

PROJETO: Estudos de formação e capacitação no âmbito da EDUCAÇÃO ESPECIAL na REME.
Instituição responsável: Gerência Municipal da Educação
Período de realização: de  setembro a novembro de 2018.
Carga horária total: 60h
Público alvo: Professores do AEE e Auxiliares de  Desenvolvimento Educacional da Rede Municipal de Ensino de Itaporã.
Abrangência: Municipal
Etapa de Ensino de abrangência na rede: Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Periodicidade: Modular
Coordenação Geral: Assessora Técnica Pedagógica Eli Eberhardt.
Escolas da REME contempladas no Projeto:E.M.Professora Sônia Teixeira Paiva; E.M. Vereador Salvador Ferreira de Aguiar e CMEI- Milton Menani


CRONOGRAMA



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