O curso online “Leitura
para Bebês” é uma novidade que o Itaú Social e a Nova Escola oferecem a
professores e coordenadores pedagógicos. A proposta é estimular os participantes
a compreenderem como os bebês podem se apropriar do universo literário no dia a
dia da educação infantil; entenderem os benefícios da leitura para tal público;
e pensarem em critérios para um bom planejamento dessas ações, por meio de
experiências realizadas no Brasil e no exterior.
As inscrições, gratuitas, podem ser feitas no site da NOVA ESCOLA.
O curso é disponibilizado logo após
a inscrição, e as aulas podem ser feitas a qualquer momento. Autoformativa e
conduzida pela pedagoga Ana Flavia Alonço Castanho, a formação tem duração de
oito horas, divididas em nove etapas com videoaulas.
Para o Itaú Social, o curso é uma iniciativa complementar ao programa
Leia para uma Criança, que incentiva a leitura do adulto para e com a criança
como uma oportunidade de fortalecimento de vínculos e da participação ativa na
educação desde a primeira infância, além de ampliar o repertório cultural da
criança e contribuir para seu desenvolvimento integral.
O curso online "Competências Gerais na BNCC" tem o
objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores a aprofundar seus
conhecimentos sobre as competências gerais apresentadas no Capítulo
Introdutório da Base Nacional Comum Curricular, bem como orientar o
planejamento de práticas pedagógicas que promovam o seu desenvolvimento ao
longo da Educação Básica. O curso foi realizado pela Nova Escola e Fundação
Lemann com coordenação pedagógica do Inspirare e apoio técnico do Movimento
pela Base.
O QUE VOCÊ VAI
APRENDER-
ETAPA 1
Anna Penido, que te acompanhará
durante o curso, se apresenta e fala sobre as premissas de uma Educação Integral
e como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) traz esse tema e propõe seu
trabalho por meio de competências.
ETAPA 2
Anna explica quais são os
conhecimentos, habilidades, atitudes e valores que os estudantes brasileiros
devem desenvolver ao longo da Educação Básica, de acordo com a BNCC. No final,
você é convidado a refletir sobre a importância dessas competências na sua vida
e na vida de seus alunos.
ETAPA 3
São apresentadas algumas estratégias
para fomentar o trabalho com a competências gerais em sala de aula, as
habilidades necessárias ao professsor para aplicá-las e como o ambiente físico
escolar pode colaborar nesse processo. Após realizar uma autoanálise da sua
prática, você ainda vai ver o depoimento do diretor e de uma professora sobre
um trabalho desenvolvido em uma escola pública do Rio de Janeiro.
ETAPA 4
Nesta etapa, são detalhadas algumas
atitudes importantes que o professor precisa ter para trabalhar com a
competências gerais. Um passo a passo para a criação pedagógica é apresentado e
um diretor escolar comenta como tem realizado esse trabalho em sua escola.
ETAPA 5
Para colocar em prática e recapitular
os temas explorados no curso, você pode enviar uma prática pedagógica
desenvolvida com base no passo a passo da etapa antetior e responder a um
pequeno teste.
ETAPA 6
Queremos ouvir você! Compartilhe
conosco o que achou da experiência desse curso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário