terça-feira, 16 de outubro de 2018

CURSO ON LINE gratuito - “Leitura para Bebês -08h” e "Competências Gerais na BNCC - "02h.


O curso online “Leitura para Bebês” é uma novidade que o Itaú Social e a Nova Escola oferecem a professores e coordenadores pedagógicos. A proposta é estimular os participantes a compreenderem como os bebês podem se apropriar do universo literário no dia a dia da educação infantil; entenderem os benefícios da leitura para tal público; e pensarem em critérios para um bom planejamento dessas ações, por meio de experiências realizadas no Brasil e no exterior.
As inscrições, gratuitas, podem ser feitas no site da NOVA ESCOLA.
O curso é disponibilizado logo após a inscrição, e as aulas podem ser feitas a qualquer momento. Autoformativa e conduzida pela pedagoga Ana Flavia Alonço Castanho, a formação tem duração de oito horas, divididas em nove etapas com videoaulas.
Para o Itaú Social, o curso é uma iniciativa complementar ao programa Leia para uma Criança, que incentiva a leitura do adulto para e com a criança como uma oportunidade de fortalecimento de vínculos e da participação ativa na educação desde a primeira infância, além de ampliar o repertório cultural da criança e contribuir para seu desenvolvimento integral.



O curso online "Competências Gerais na BNCC" tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores a aprofundar seus conhecimentos sobre as competências gerais apresentadas no Capítulo Introdutório da Base Nacional Comum Curricular, bem como orientar o planejamento de práticas pedagógicas que promovam o seu desenvolvimento ao longo da Educação Básica. O curso foi realizado pela Nova Escola e Fundação Lemann com coordenação pedagógica do Inspirare e apoio técnico do Movimento pela Base.





O QUE VOCÊ VAI APRENDER- 


ETAPA 1
Anna Penido, que te acompanhará durante o curso, se apresenta e fala sobre as premissas de uma Educação Integral e como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) traz esse tema e propõe seu trabalho por meio de competências.

ETAPA 2
Anna explica quais são os conhecimentos, habilidades, atitudes e valores que os estudantes brasileiros devem desenvolver ao longo da Educação Básica, de acordo com a BNCC. No final, você é convidado a refletir sobre a importância dessas competências na sua vida e na vida de seus alunos.

ETAPA 3
São apresentadas algumas estratégias para fomentar o trabalho com a competências gerais em sala de aula, as habilidades necessárias ao professsor para aplicá-las e como o ambiente físico escolar pode colaborar nesse processo. Após realizar uma autoanálise da sua prática, você ainda vai ver o depoimento do diretor e de uma professora sobre um trabalho desenvolvido em uma escola pública do Rio de Janeiro.

ETAPA 4
Nesta etapa, são detalhadas algumas atitudes importantes que o professor precisa ter para trabalhar com a competências gerais. Um passo a passo para a criação pedagógica é apresentado e um diretor escolar comenta como tem realizado esse trabalho em sua escola.

ETAPA 5
Para colocar em prática e recapitular os temas explorados no curso, você pode enviar uma prática pedagógica desenvolvida com base no passo a passo da etapa antetior e responder a um pequeno teste.

ETAPA 6
Queremos ouvir você! Compartilhe conosco o que achou da experiência desse curso.




Nenhum comentário:

Postar um comentário